3VS NUTRITION - BCAA.

03:58

 O QUE É BCAA?

Depois do Whey Protein, o BCAA é o suplemento mais comentado nas academias. E a fama tem uma importante explicação. Abreviação de Branched Chain Amino Acids que, em português, significa Aminoácidos de Cadeia Ramificada, o BCAA é composto por três aminoácidos essenciais – valina, leucina e isoleucina – que não são produzidos pelo organismo. Ocorre que os aminoácidos são moléculas orgânicas fundamentais na formação de proteínas e, sem eles, a construção muscular é falha.

Daí a grande importância do suplemento BCAA. Porque a substância, cujos aminoácidos formam cerca de 1/3 das proteínas musculares, somente consegue ser obtida por meio da ingestão de alimentos bastante específicos e suplementação.

Curiosidade: Mais do que fundamentais para a construção muscular, o corpo humano precisa dos aminoácidos para a manutenção das funções vitais. São 20 os aminoácidos que pertencem ao código genético humano, e que são chamados de principais. Desse total, apenas 12 são produzidos naturalmente pelo organismo (aminoácidos não essenciais), sendo que os outros 8 (aminoácidos essenciais) são obtidos através da alimentação ou suplementação, como no caso do BCAA.

BCAA: PARA QUE SERVE?

Durante a prática de exercícios ocorre a aceleração do gasto energético e, para suprir a maior demanda por energia, o corpo humano entra em estado catabólico. Uma vez iniciado esse processo, o organismo passa a necessitar de mais nutrientes para se abastecer e, na falta deles, retira os aminoácidos presentes nos músculos. A consequência do catabolismo é, portanto, a perda de massa muscular.

A suplementação por BCAA impede exatamente que isso aconteça, fornecendo aminoácidos essenciais ao bom funcionamento das atividades vitais e permitindo uma rotina de treinos sem causar a deficiência dessas substâncias.

Simplificando ainda mais, funciona assim: AMINOÁCIDOS -> PROTEÍNAS -> MÚSCULOS. Para ter músculos é preciso ter proteínas, e, para formar novas proteínas, as células precisam de aminoácidos como o BCAA.

QUAIS OS EFEITOS DO BCAA NO ORGANISMO?

O catabolismo muscular no pós-treino afeta até mesmo atletas experientes, quando submetidos à prática de exercícios de resistência intensos. Esse é o momento em que as reservas de glicogênio correntes no plasma sanguíneo estão lá embaixo, o que obriga o organismo a procurar outra fonte de energia. O fígado passa, então a utilizar o aminoácido alanina para sintetizar glicose. E cerca de metade dos aminoácidos liberados pelos músculos durante o treino é composta de alanina.

Quando isso ocorre, ou seja, quando os aminoácidos começam a ser liberados da musculatura, os músculos acabam por interromper a síntese proteica, o que é totalmente contraproducente – principalmente para quem pratica musculação e está buscando a hipertrofia.

Com o consumo de BCAA, os músculos são “avisados” da não necessidade de interromper a síntese de proteínas, uma vez que o suplemento fornece aminoácidos suficientes para repor as fontes de energia e os estoques perdidos durante o exercício.

MELHORES BCAA NA LOJA DO SUPLEMENTO

Determinada a sempre oferecer o melhor preço e condições vantajosas de entrega, a Loja do Suplemento trabalha com os melhores BCAA que existem no mercado, sendo alguns deles:

BCAA Optimum Nutrition

• BCAA Optimum Nutrition:

Com destaque para o BCAA 1000, com 60 ou 200 cápsulas. Com vitamina B6 adicionada ao suplemento para uma máxima absorção, o produto possui fórmula balanceada de grande potência.

BCAA Integralmédica

• BCAA Integralmédica:

Com destaque para o BCAA Top 4:1:1, com 120 cápsulas. O produto fornece os aminoácidos BCAA na proporção 4:1:1, sendo quatro partes de leucina para uma de isoleucina e uma de valina. É igualmente adicionado de vitamina B6, para melhorar a absorção dos aminoácidos pelas células.

BCAA Max Titanium

• BCAA Max Titanium:

Com destaque para a versão BCAA 2400, nas apresentações 60, 200 ou 450 cápsulas. Com 2,4g de aminoácidos por porção, acompanha maltodextrina na formulação, para facilitar ainda mais a absorção pelo organismo.

BCAA Probiótica

• BCAA Probiótica:

Com destaque para o BCAA 2400, com 60 ou 120 tabletes. A porção de 2 tabletes fornece 2,4g dos aminoácidos que compõem o BCAA e 50% da ingestão diária recomendada (IDR) de vitamina B6.

BCAA Atlhetica Nutrition

• BCAA Atlhetica Nutrition:

Com destaque para o Amino HD 10:1:1 Recovery, com 300g nos sabores laranja, limão, melancia, uva, blueberry e citrus. O Amino HD possui altos níveis de leucina, em uma proporção de 10:1:1, ou seja, 10 vezes mais leucina do que valina e isoleucina. Esse processo é de dificílima obtenção, pois a leucina apresenta baixa solubilidade e um sabor amargo. Alguns BCAAs em pó existentes no mercado possuem elevados níveis de carboidratos (maltodextrina) para melhorar o sabor e absorção, ou são cheios de corantes e aromatizantes artificiais. Amino HD tem insignificantes teores de carboidratos e é isento de qualquer corante e aromatizante artificial.

You Might Also Like

2 comentários

  1. Posso te dizer que ainda não conhecia mesmo, mas gostei bastante da tua partilha
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderExcluir
  2. Que legal! Não conhecia...
    https://blogmariianaleal.blogspot.com/

    ResponderExcluir

marcadores.

passado.