tudo sobre coronavírus.

04:43

Nesses tempos continuo abordando os assuntos comuns do blog para termos esse respiro, acho importante seguir falando de amenidades, mas não tem como não falar sobre o Coronavírus por aqui também.
Entenda o coronavírus - Portal da Urologia

O QUE É?

Oficialmente conhecido como COVID-19 (Coronavírus Disease 2019), o coronavírus é uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias, tanto em animais quanto humanos. Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, o COVID-19, novo agente do coronavírus, foi descoberto em dezembro de 2019, em Wuhan, na China.
A maioria das pessoas é infectada com os coronavírus comuns ao longo da vida. A Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS) e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS) são exemplos de infecções por um subtipo de CoV.
O COVID-19 pode gerar quadros variados, de leves a moderados, semelhante a uma gripe. Alguns casos podem ser mais graves, principalmente em pessoas idosas ou que possuem doenças pré-existentes, que podem levar até a óbito.

TRANSMISSÃO

Ainda não são conhecidas todas as formas de como se transmite o coronavírus, mas sabe-se, até o momento, que o COVID-19 é transmitido de pessoa para pessoa, seja por via respiratória ou por contato.
As formas mais conhecidas de transmissão do coronavírus são:
  • Espirro
  • Tosse
  • Catarro
  • Contato Físico
  • Contato com objetos ou superfícies contaminadas seguido de contato com boca, nariz ou olhos
A incubação do COVID-19 gira em torno de 2 a 14 dias e sua transmissão ocorre principalmente durante os sintomas. Cada pessoa contaminada pelo coronavírus pode infectar 2 a 3 pessoas, diferente da gripe comum, que atinge uma média de 1,3, e do H1N1, com 1,5.

SINTOMAS

Cerca de 80% dos casos apresentam sintomas leves, que podem ser confundidos com uma simples gripe, como coriza, febre e tosse. Pode ocorrer também congestão nasal, mal-estar, dores no corpo, dor de garganta, dor no peito e dificuldade para respirar.
O tratamento sintomático e repouso são suficientes para os casos mais leves. Porém, alguns casos são mais graves e necessitar de atendimento médico. Alguns sintomas podem ser um alarme para o diagnóstico de coronavírus. Confira quais os sinais:
  • Febre persistente por mais de 48h
  • Falta de Ar
  • Pele pálida ou azulada
  • Náuseas e vômitos
  • Sono excessivo e cansaço
Acessando o site da Drogaria São Paulo você pode ter ainda mais informações sobre a doença, inclusive com vídeo com o Dr. Drauzio Varella que vale muito a pena assistir para tirar as dúvidas sobre a doença.

You Might Also Like

4 comentários

  1. Oi Lívia,

    É um assunto importante de se saber nesse momento que estamos passando. Ótimo post!

    Bjs
    http://diarioelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Crazy times estamos vivendo ne? Vou completar um mês de isolamento e o governo estendeu novamente até dia 05.05. Vamos ver se as coisas melhoram. Se cuida ♥

    Beijos
    n. // www.fashionjacket.com.br

    ResponderExcluir
  3. É isso ai meu anjo, quanto mais informação melhor, vamos estar sempre informados sobre como se prevenir.

    ResponderExcluir
  4. Informaçoes verdadeiras sao sempre bem vindas.
    Logo logo tudo isso vai passar

    ResponderExcluir

marcadores.

passado.