atelier clássico: móveis do estilo império.

06:08

Inspirado no espírito neoclássico e na França do Século XIX, o estilo império representa a segunda fase do neoclassicismo. Ele floresceu entre 1800 e 1815, durante os períodos do Consulado e do Primeiro Império Francês, embora sua duração tenha durado até o final da década de 1820 ou mais em alguns países. Da França, ele se espalhou para grande parte da Europa e dos Estados Unidos. Esse estilo é uma mistura do estilo Luiz XVI com interferências da cultura egípcia, grega e romana, que traz algumas características marcantes, com traços simples, vestígios de militarismo e cores escuras. 


A mistura dessas características culturais resulta em objetos luxuosos e sóbrios, que valorizam ambientes elegantes com toda a grandiosidade do período Napoleônico. A arquitetura do estilo império foi baseada em elementos  do Império Romano e suas muitas tesouras arqueológicas, que foram redescobertos a partir do século XVIII. Era um estilo do povo, não ostensivo, mas sóbrio e equilibrado. Considerava-se que o estilo tinha arquitetura ''liberada'' e ''iluminada'', assim como Napoleão ''libertou'' os povos da Europa com seu Código Napoleônico. 

Os móveis do estilo império são imponentes, e contam com detalhes feitos em mármore, ouro e outros materiais nobres, sendo visto em móveis como cadeiras, cômodas, poltronas e armários. As peças imperiais não têm nada de minimalistas, muito pelo contrário, elas causam impacto ao primeiro olhar. Por isso, são indicadas para ambientes com uma decoração elaborada e milimetricamente planejada. Passam um ar elegante e sóbrio e um toque glamoroso e aconchegante. 
Por serem móveis que chamam a atenção, eles podem ser combinados facilmente em ambientes com outras tendências. Ao usar esse estilo, não deixe de manter a elegância nos detalhes que estarão presentes no ambiente para deixar um resultado harmônico. Por serem peças com formas retas e cores sóbrias, elas não são difíceis de combinar entre si, ou seja, quem optar por investir nesse estilo pode compor o ambiente com outros estilos sem medo de errar. 

You Might Also Like

2 comentários

  1. Gosto desse género de móveis. O meu aplauso e elogio
    .
    Um domingo feliz
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  2. Atelier Clássico nunca erra! Só móveis lindos!
    https://www.blogdamari.com.br/

    ResponderExcluir

marcadores.

passado.