atelier clássico: móveis do estilo império.

06:08

Inspirado no espírito neoclássico e na França do Século XIX, o estilo império representa a segunda fase do neoclassicismo. Ele floresceu entre 1800 e 1815, durante os períodos do Consulado e do Primeiro Império Francês, embora sua duração tenha durado até o final da década de 1820 ou mais em alguns países. Da França, ele se espalhou para grande parte da Europa e dos Estados Unidos. Esse estilo é uma mistura do estilo Luiz XVI com interferências da cultura egípcia, grega e romana, que traz algumas características marcantes, com traços simples, vestígios de militarismo e cores escuras. 


A mistura dessas características culturais resulta em objetos luxuosos e sóbrios, que valorizam ambientes elegantes com toda a grandiosidade do período Napoleônico. A arquitetura do estilo império foi baseada em elementos  do Império Romano e suas muitas tesouras arqueológicas, que foram redescobertos a partir do século XVIII. Era um estilo do povo, não ostensivo, mas sóbrio e equilibrado. Considerava-se que o estilo tinha arquitetura ''liberada'' e ''iluminada'', assim como Napoleão ''libertou'' os povos da Europa com seu Código Napoleônico. 

Os móveis do estilo império são imponentes, e contam com detalhes feitos em mármore, ouro e outros materiais nobres, sendo visto em móveis como cadeiras, cômodas, poltronas e armários. As peças imperiais não têm nada de minimalistas, muito pelo contrário, elas causam impacto ao primeiro olhar. Por isso, são indicadas para ambientes com uma decoração elaborada e milimetricamente planejada. Passam um ar elegante e sóbrio e um toque glamoroso e aconchegante. 
Por serem móveis que chamam a atenção, eles podem ser combinados facilmente em ambientes com outras tendências. Ao usar esse estilo, não deixe de manter a elegância nos detalhes que estarão presentes no ambiente para deixar um resultado harmônico. Por serem peças com formas retas e cores sóbrias, elas não são difíceis de combinar entre si, ou seja, quem optar por investir nesse estilo pode compor o ambiente com outros estilos sem medo de errar. 

You Might Also Like

4 comentários

  1. Gosto desse género de móveis. O meu aplauso e elogio
    .
    Um domingo feliz
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  2. Atelier Clássico nunca erra! Só móveis lindos!
    https://www.blogdamari.com.br/

    ResponderExcluir
  3. São lindos, eu gosto demais desse tipo de móveis clássicos, são um charme
    Abraços,
    Alécia, do Blog ArroJada Mix

    ResponderExcluir
  4. Oie! Eu sou apaixonada neste tipo de mobiliário, gosto demais destas poltronas clássicas. Um beijo procê, Livia.


    Blog https://www.natimusbeauty.com.br
    Facebook https://www.facebook.com/natimusbeauty
    Instagram https://www.instagram.com/natimusbeauty

    ResponderExcluir

marcadores.

passado.