Estilo provençal: saiba tudo sobre esse estilo que existe há mais de 300 anos

04:53

Poucos móveis e estilos, vêm e conseguem permanecer presentes nas decorações. Alguns conseguem atrair tantas pessoas que se mantém presentes por gerações, sem perder o seu charme e sua beleza, pelo contrário, eles parecem ganhar mais força na durabilidade dos seus elementos, vivacidade nas cores e utilidade frente a uma concorrência moderna de móveis, como é o caso do estilo provençal. Nascido na Provença, da riqueza dos móveis franceses produzidos entre os séculos 16 e 17, o estilo provençal é caracterizado por reunir sofisticação e requinte, sem deixar de lado a sensação de aconchego e bem-estar. 

Quando você decide criar um ambiente seguindo o estilo provençal, a proposta é criar uma mistura de estampas florais, com móveis antigos e rústicos, que trazem muito charme. Contudo, por serem peças de características fortes é preciso tomar certos cuidados para o espaço ficar harmônico. Saiba como criar um espaço provençal sem medo de errar, incluindo peças do atelier

Utilize móveis rústicos: ou aquele móvel que seus familiares tinham e foram passando de geração em geração. Quando o estilo provençal surgiu, os artesãos faziam esses móveis com uma matéria-prima inferior e acabamentos mais rudimentares, para camuflar essas falhas que as peças tinham, eles utilizavam uma mistura composta por gesso e cola. Com o tempo essa pintura se desgastava, deixando a mobília com um aspecto envelhecido. Por isso, esse aspecto rústico é essencial no ambiente provençal, sejam eles cômodas, penteadeiras, estantes, mesas provençais ou armários. 
Aposte nos tons pastéis: a cartela de cores da decoração provençal é definida pelos tons pastéis, bem delicados. As mais comuns é a azul, o rosa, verde, lilás e o amarelo. Essas cores podem estar presentes em almofadas, tapetes, luminárias, vasos e estofados. 

Use muitas flores: o estilo provençal é caracterizado também pelo seu romantismo, e nada melhor que as flores para compor um ambiente assim. Elas são ideais para adicionar um ar de leveza ao local, a lavanda, violetas, rosas e íris são uma das melhores opções. Se não quiser usar as flores em si, pode usar objetos com estampas florais. 

Invista no lustre: o lustre ou pendentes ornamentais, precisam estar na decoração provençal. Coloque a peça na sala, no hall de entrada ou também nos dormitórios, isso deixará seu espaço mais romântico, delicado e bem iluminado!

O que vocês acham da decoração provençal? 

You Might Also Like

7 comentários

  1. Acho lindo esse tipo de decoração. O problema é que meu marido não gosta. Prefere moveis modernos. Beijos

    ResponderExcluir
  2. Livia, que saudade que eu estava do seu cantinho. ♥ Então, quanto ao post: eu adoro esse estilo. E não sabia sobre os tons pastel e as flores. Amo ambos e ornar com esse estilo, eu gosto muito. Ansiosa para eu me mudar e criar um cantinho assim também! E essa mesa branquinha do atelier é a coisa mais linda! :)

    Beijos, Carol
    www.pequenajornalista.com

    ResponderExcluir
  3. Eu amo os móveis dessa loja!
    https://www.blogdamari.com.br/

    ResponderExcluir
  4. É o clássico que nunca sai de moda.

    www.coelhodecoracoes.com.br

    ResponderExcluir
  5. Mauvetree is one of the best leather jacket quality providers provides best leather jackets and new designs. We make new designs and custom designs for our customers to fulfill their requirements. visit to our website to get the best quality.

    ResponderExcluir

marcadores.

passado.