os irmãos karamázov.

02:55

Apesar de não ser tão familiarizada com literatura russa alguns dos clássicos deles estão na minha TBR da vidaLi Crime e Castigo do Dostoiévski na adolescência (que aliás merece uma releitura) e ano passado peguei um livro mais fininho do autor, o Gente Pobre. Nos últimos dois meses estive imersa na leitura dos Irmãos Karamázov, e venho hoje aqui compartilhar um pouco das minhas impressões com vocês.
Como o título já diz vamos acompanhar nesse livro a vida de três (na verdade seriam quatro) irmãos de personalidades bem distintas. Dimitri, o mais velho é um bon vivant, Ivan é um erudito/estudioso ateu e Alieksiêi é digamos o mediador de toda a família, aquele considerado de maior bom senso e leva sua vida num mosteiro. O quarto filho seria o bastardo é Smi, que é criado na casa do pai, sempre invejando os demais.
Todos tiveram uma infância difícil pois suas mães morreram (são filhos de casamentos diferentes) e o pai é ausente, um bêbado fanfarrão até que todos se reencontram em uma determinada época na casa do pai. Dimitri (que num determinado ponto se torna o personagem principal da história) vem lhe cobrando um dinheiro que seria de sua herança deixada pela mãe e que o pai teria se apossado.
Com essa família disfuncional já temos todo o drama familiar da história, e ainda, Dmitri tinha uma noiva, mas se apaixonou por outra moça (praticamente uma prostituta) pela qual seu pai também está apaixonado. Temos então o pano de fundo perfeito também com problemas de amor e dinheiro para além do drama um crime. Esse livro vai girar então em torno desse drama familiar e mais pra frente em torno do drama de tribunal.

É um livro excelente, tem umas partes mais pesadas e chatas com certeza, mas também tem sequências como a do crime que você não consegue largar o livro! E algumas das partes mais pesadas tem discussões interessantíssimas sobre a sociedade, família, e religião. Como um dos capítulos mais famosos do livro "O Grande Inquisidor" (em que há até teses escritas em cima dele) em que Jesus Cristo retornaria à Terra para confrontar o tal inquisidor nos dá abertura para diversas interpretações em cima do tema religioso.
Só não gostei do final que ficou em aberto e parecendo uma reunião de escoteiros; mas acho que isso se deve a esse ser o último livro do autor e parece que ele pretendia escrever uma continuação do livro, mas acabou morrendo antes. Recheado de drama, religiosidade e culpa, esse é sim um senhor romance que não acho que é para o gosto de todos, mas quem já tem familiaridade e gosta dos clássicos pode se aventurar.

You Might Also Like

87 comentários

  1. huumm.. esse tipo de romance até me desperta um pouco o interesse!! Por ter tanta intriga. Já ouvi falar do livro, claro, mas ainda não está na minha lista de leitura para tão já. Mesmo pq, ler anda sendo meio complicado, sei lá, ando travada.

    Bjukas!
    UnhaseTudo ♥

    ResponderExcluir
  2. Na adolescência também li crime e castigo, mas em relação ao livro em questão tem um momento que parece uma parte da no ela éramos seis kkkk onde pai e filho se apaixona por uma quase prostituta.bjs

    ResponderExcluir
  3. Achei super interessante a premissa desse livro, não vou negar que sempre me interesso por relações problemáticas e personagens complexos. Esse parece ser uma boa opção para ler com esses elementos.

    Abraços,

    https://www.tendenciacosmica.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Uaal parece ser uma livro bem intenso!
    Eu não curto muito ler, não tenho costume :(
    Mas achei esse bem interessante por todo drama envolvido. Será que não tem filme do livro? Haha eu iria gostar de assistir.
    Achei interessante essa parte "O Grande Inquisidor" que tem até teses escritas em cima dele... Bem bacana e curioso heim!

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Amo ler, ano passado li muito pouco e quero voltar a ler como antes. Também já li Crime e Castigo e sobre os os irmãos karamázov, já li algumas resenhas e no grupo literário que participo já falamos muito a respeito. Realmente o autor Dostoiévski pretendia fazer a continuação em um novo volume e o falecimento o impediu.

    ResponderExcluir
  6. Já ouvi falar desse livro, mas ainda não li. Bem bacana a postagem :)

    https://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  7. Uau, que livro hein? Parece ser uma história bem forte e marcante, fiquei curiosa para conhecer! ❤

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  8. A história é bem interessante, fiquei curiosa para ler.

    Beijos/Kisses.

    Anete Oliveira
    Blog Coisitas e Coisinhas
    Fanpage
    Instagram

    ResponderExcluir
  9. Eu estou com Crime e Castigo do autor aqui para ler ainda esse ano. Tenho um amigo que é dono de um sebo que sempre me indicou as obras do autor mas eu ainda não dei uma chance. Caso Crime e Castigo me agrade (o que acho que vai acontecer já que só li elogios a obra), Irmãos Karamazov vai ser a obra do autor que lerei em seguida. Espero que o final me agrade um pouco mais do que te agradou rs

    Abraço,
    Parágrafo Cult

    ResponderExcluir
  10. Interesting

    https://www.alyssabustilloofficial.com/2020/02/cut-crease-queen_3.html

    ResponderExcluir
  11. Também não estou familiarizada com a literatura russa, mas fiquei tentada a ler esse livro!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram | Youtube

    ResponderExcluir
  12. Nunca li esse livro, mas parece muito interessante e intenso.
    Gosto desses conflitos familiares.
    Bjus!

    galerafashion.com

    ResponderExcluir
  13. Nunca tinha ouvido falar mas gostei muito de conhecer esse livro, a sua resenha chamou a minha atenção, fiquei curiosa
    Um beijinho **

    ResponderExcluir
  14. Oi Lívia, tudo bem? Eu, infelizmente, nunca li Dostoiévski, mas está na minha lista de clássicos que pretendo ler. Deve ser uma narrativa densa e bem interessante e vou me preparar para o final, porque tb não curto muito quando ficam abertos.

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  15. Ainda não conhecia o livro, mas fiquei muito curiosa.
    Beijos boa semana
    www.bellapagina.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oie!
    Confesso que não é uma obra que chame muito minha atenção, mas se fosse para ler literatura russa, eu gostaria das edições da Martin Claret, sou apaixonada por elas!
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. Nao conhecia esse livro, mas ja achei a sua resenha bem interessante

    ResponderExcluir
  18. Oi Lívia, gostei da dica de leitura. Acho que não li nada de literarura russa. Taí um ótimo motivo para ler o livro.
    beijos
    Chris
    Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook / Pinterest


    ResponderExcluir
  19. Eu ri do final parecendo reunião de escoteiros kkkkkkkk mas pelo que li das suas considerações, não faz muito meu estilo de leitura...
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do sorteio Rumo aos 4K no instagram

    ResponderExcluir
  20. Essa história parece ser bem intrigante! Gostei da narrativa.
    Www.achatadebatom.com

    ResponderExcluir
  21. Confesso que não conhecia mas adorei.
    Beijinhos
    http://virginiaferreira91.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  22. Ainda não li :(
    https://blogmariianaleal.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  23. Amei a resenha. Comecei a ler esse livro quando tinha uns 14 anos, mas como não tinha muita maturidade para o livro, acabei largando. Vou tentar reler, a história parece muito boa.
    beijos
    http://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Oi, Lívia como vai? Eu particularmente gostei da sua indicação, pois eu não li este livro e fiquei interessado por lê-lo. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  25. Mesmo com o final aberto, o livro parece bem interessante!

    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  26. genteee do céu, eu li esse livro na época do teatro, há muitos anos... nem lembro direito. Fiquei morrendo de vontade de ler de novo!

    ResponderExcluir
  27. Não conhecia a obra ainda Lívia, parece bem interessante.

    bjs

    Ariadne ♥
    De volta ao retrô | Instagram

    ResponderExcluir
  28. não conhecia, mas gostei da narrativa!
    bjs www.diadebrilho.com

    ResponderExcluir
  29. Não gostou do final de escoteiros? Menina já passei por isso

    ResponderExcluir
  30. Olá
    Tudo bem?
    Não conhecia o livro mais fiquei bastante curiosa para ler.

    Beijos da Kah
    Blog Mundo da Kah
    Canal Blog Mundo da Kah
    Instagram

    ResponderExcluir
  31. Parece bem interessante esse livro
    Pode fazer uma gentileza, respondendo a minha PESQUISA DE PÚBLICO do blog?
    Obrigada!
    Big Beijos,
    Lulu on the sky

    ResponderExcluir
  32. Lívia a livro é bastante interessante tem uma leitura fluída, quem gosta de drama vai gostar bastante do livro, Lívia bjs.

    ResponderExcluir
  33. Olá, Lívia.
    Eu nunca li nada do autor acredita? mas também não sei se iria gostar. Tenho uma dificuldade bem grande de ler clássicos. E também fiquei receosa com esse final aberto porque odeio hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  34. Puxa, uma pena o autor ter falecido e não ter terminado a história, parecem ser muito bons os livros e interessantes e pesados.

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
  35. Adoro histórias de família com B.O. para resolver rsrs não conhecia a obra, obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
  36. nunca li , adorei a resenha acho legal quando a gente tem uma indicação .

    ResponderExcluir
  37. Oi Livia,
    Eu li Os Irmãos Karamazov, mas já faz um tempo. Eu adoro literatura russsa, acho fácil de ler e muito envolvente.
    Beijos

    ResponderExcluir
  38. Olá,
    Ainda não li nada da literatura russa clássica, mas sou bastante curiosa com as abordagens, principalmente as questões familiares mais frias.
    Eu peguei uns ebooks gratuitos na Amazon, espero conseguir incluir na meta.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  39. Eu gosto da leitura de clássicos, Li!
    Eles sempre tem algo para nos contar com uma outra visão
    Morro de vontade de ler Tolstói e Dostoiévski (acho que escrevi certo?) e certamente deve ter tido suas partes paradas, mas também muito interessante
    Pena que o autor não finalizou essa abertura que o mesmo deixou :(

    Beijocas da Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir
  40. Oi
    pena que não curtiu o final, confesso que esse não é um tipo de leitura que gostaria de realizar, mais parece ser um bom livro, mas uma leitura complexa.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  41. Oi Liv, tudo bem?
    Gostei da trama, acho bem bacanas essas histórias cheias de drama e tensão familiar. Nunca li literatura russa, mas gostei da dica.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  42. Que triste o autor morrer antes de dar um final ao livro :(
    Gostei da dica!
    Vou colocar na lista!
    Beijos!
    tucacheias.com

    ResponderExcluir
  43. Fiquei curiosa, pois nunca li nada que seja de literatura Russa, pelo teu relato parece ser uma leitura interessante!

    ResponderExcluir
  44. Oi, Lívia!
    Romances russos não são para qualquer um!
    Muito bacana que vou leu e gostou, inclusive.
    Eu já li alguns, muito bons, mas nada clássico. São do Heinz G Konsalik, conhece? Valem a pena.
    Gostei de conhecer Os Irmãos Karamazov, mas não sei se é uma leitura que me interessa por agora. Mas achei legal essa questão de serem todos tão diferentes e com um pai tão difícil.
    Pena que o autor morreu antes de uma continuação e o livro ter ficado em aberto.

    Beijooos

    Teca Machado
    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
  45. Olá! Ainda não pude ler nada do autor, não conheço a escrita dele. Mas, esses livros já foram muito recomendados para a leitura e acho que um dia ainda lerei. Também não gosto quando os finais ficam em aberto mas, ele deveria ter pensado em fazer uma continuação mas, não teve tempo.
    Beijocas.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  46. muito bacana sua resenha!
    confesso que não conhecia esse livro, adorei
    www.mundodasmulheresbrasil.com

    ResponderExcluir
  47. É um livro bastante conhecido, mas ainda não o li ohhhhh!!
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderExcluir
  48. Embora seja um clássico até bem conhecido, ainda não o li, mas a sua resenha me deixou bem curiosa, ainda mais por serem três os irmãos e de personalidades tão distintas... Com certeza o autor não fez essa escolha sem razão e eu gostaria de ler pra tentar descobrir qual foi. Fiquei curiosa sobre o final em aberto também. Abs!

    ResponderExcluir
  49. Pena que o final não foi tão bom e o autor morreu antes de fazer a continuação D:. Mas parece ser um livro interessantíssimo.
    Beijos,
    Mundo Perdido da Carol
    Instagram: @carolinsweet
    Fan Page

    ResponderExcluir
  50. Nao conheço esse livro nao. Mas gostei da sua resenha. Parece ser um bom livro

    ResponderExcluir
  51. Não conhecia mas parece ser um livro bastante interessante!!
    Um dia feliz.
    http://www.opecadomoraemcasa.pt/

    ResponderExcluir
  52. Me interessei bastante (gosto de dramas familiares assim, conhecer e tentar compreender as ações de todos os personagens), só fiquei chateada com o fato de não ter continuação (parece que a história fica aberta dentro da gente, né? hahaha)
    Obrigada pela indicação.
    Beijo♥

    ResponderExcluir
  53. Nunca li nada do tipo, mas parece bem interessante
    Charme-se

    ResponderExcluir
  54. Essa parte do crime deve ser realmente envolvente, mas esse final meio aberto não gosto muito. Mas, uma interessante indicação.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  55. Oi, Livia

    Eu tenho muita vontade de me aventurar na literatura russa, mas admito que tenho certo receio da densidade das histórias. Tenho que trabalhar esse bloqueio em mim, pois são clássicos que eu acho que deveria ler. Vamos ver no futuro!

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  56. Eu tenho muita vontade de ler mas por ser russa tenho medo de me perder na leitura e fico sempre adiando adiando e adiando essas leituras.
    Amei a resenha, deu uma vontade de iniciar a leitura.

    Beijos,

    Marcelamirandadesigner.blogspot.com

    ResponderExcluir
  57. Parece bom, e esse seu post deixou um gostinho de quero mais rs

    ResponderExcluir
  58. Olá Lívia
    De Dostoiévski li Crime e Castigo, e O duplo recheados de filosofia, dramaticidade e psique.
    Gostei muito.
    Os Irmãos Karamazóv está na minha wishlist, quero muito ler ainda esse ano e fiquei com mais vontade ainda depois da sua resenha.
    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  59. Olha, esse eu ainda não conheço mas fiquei interessada. Eu também estou querendo reler Crime e Castisgo, minha cabeça mudou muito desde a época que eu li, e agora acho que fará um novo sentido. Beijos

    ResponderExcluir
  60. O autor já é bem famoso, e sempre fico querendo conhecer seus livros. Também não costumo ler livros russos.

    Beijos

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  61. Sou apaixonada pela literatura francesa, mas russa eu nunca vi nada, mesmo os clássicos e famosos, sempre achei tão pesado sabe? Quero dar a chance de um algum dia!

    Beijoos,
    Quase Mineira

    ResponderExcluir
  62. Oi Liv, tudo bem?
    Passando aqui novamente pra agradecer a visita e desejar bom finde!
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  63. Não conhecia o livro, mas gostei da resenha, deu vontade de ler


    https://estacaolilas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  64. Não conhecia o livro mas a resenha está tão boa que dá vontade de lê-lo, aliás, preciso retomar as leituras, ando tão "parada"

    Bjokas da Vaci :*
    https://blogpapodeesmalte.blogspot.com

    ResponderExcluir
  65. Eu nunca tinha lido nada desse autor , mas já tinha visto de relance o livro. Não tinha lido a sinopse entao me pareceu uma história bem conflitante com muitos personagens diferentes e problemas. Fiquei curiosa pra saber o que acontece com os irmãos, e certamente adoraria ler a obra.

    um beijo

    www.chuvanojardim.com.br

    ResponderExcluir
  66. Nunca li nada do autor! E acho que essa história tem cara de prender, mesmo com as partes chatinhas (quase todos os livros têm hahaha). Mas juro que não sei se eu embarcaria, pelo menos no momento. E achei a capa bem instigante e esses desenhos também!

    Beijos, Carol
    www.pequenajornalista.com

    ResponderExcluir
  67. Não conhecia nenhum livro da literatura russa, mas parece ótimo
    Beijos!
    Aproveita pra conhecer meu blog, layout novo opsquerida.com.br e segue no insta instagram.com/siteopsquerida

    ResponderExcluir
  68. Olá!
    Jesus Cristo, quanto drama tem, só neste pouquinho que você mencionou aqui menina, mas sabe que todos esses fatos deu mor vontade de comprar os livros.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  69. Lívia pelo que nos conta na resenha esses livros é muito interessante e prende muito a nossa atenção por todo o drama que ocorre nessa família!
    Beijos ♥
    www.silalmeida.com

    ResponderExcluir
  70. Hey Lívia! Tudo bem?
    Não conhecia o livro, e acho que nunca li um clássico russo, hora de me aventurar.
    Obrigada por comentar lá no blog.
    Volte sempre!

    | Blog Misto Quente |

    ResponderExcluir
  71. Ameeeei a base de roteiro do livro! Eu não sou fã de clássicos, mas esse sem dúvida eu leria, até por que eu ainda não conheço a escrita desse autor.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  72. Oi Lívia,

    Confesso que uma vez tentei ler esse livro, mas vi que não ia fluir e deixei de lado.
    Tem alguns clássicos que me chamam muita atenção, mas infelizmente esse não é um deles. Mas mesmo assim adorei a sua resenha.


    Bjs
    https://diarioelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  73. Olha, quando escritor morre com trabalhos inacabados, como aparentemente é o caso desse livro, dá uma tristeza na gente , não é?
    O enredo desse livro parece muito bom mesmo, com o pai e o filho interessados na mesma moça!!! Já ficou com vontade de ler esse lilvro também!

    The Geek Brazil

    ResponderExcluir
  74. Não estou mt familiarizada com a literatura russa, mas esse é um livro bem interessante. Obrigada pela dica e amei tua resenha Lívia.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  75. legal esse livro, vou procura pra ler!

    ResponderExcluir
  76. Oi Lívia, ainda não li Os Irmãos Karamazov, mas também faz parte dos meus livros pra ler antes de morrer. Adorei a resenha :)

    Beijinhos
    n. // www.fashionjacket.com.br

    ResponderExcluir
  77. A cena do delírio de Ivan e o poema do Grande Inquisidor foram as melhores partes da história. Ler esse livro foi uma experiência incrível. Eu gostei do final, não senti que foi deixado em "aberto", mas acho que se dá pela interpretação pessoal, né? O autor gostava de fazer descrições tão psicológicas.. perfeito.

    ResponderExcluir
  78. Não é um estilo de livro que gosto de ler,mais parece ser bem interessante,vou ler. Obrigada pela dica

    ResponderExcluir

marcadores.

passado.