exposição guaysamin continente mestiço.

13:26

Bom, quero falar um pouquinho sobre a exposição que estou trabalhando e que foi essa na qual eu fui na vernissage. O artista é o equatoriano Guaysamin, e vou falar um pouquinho sobre ele:

Guayasamin é a figura mais representativa das artes plásticas equatorianas do século XX.  Expressionista, registrou os horrores da época em que viveu, das guerras e ditaduras latino americanas. Filho de uma família pobre e numerosa ele lutava pelas minorias, com ideais humanistas, da não violência e disseminação da paz entre os homens.
Defende ainda que a mestiçagem promove a igualdade e aproxima os povos em defesa da homogenia cultural do colonizador, como uma resistência cultural latino americana. Tem muito forte nas obras essa questão social, em defesa os índios e cultural latino americanas pré-espanholas como inca, maia e asteca.

Algumas fotos da exposição:

 Aqui é série "Ira" onde ele retrata os horrores da guerra:

Em resumo é isso, a obra dele é extremamente interessante e muito forte! Estou encantada e apaixonada pela exposição. A exposição está bem grande e aqui coloquei apenas um gostinho para quem gostar do artista procurar mais. E quem for de Brasília está mais que convidado a passar no Museu Nacional e conferir a exposição.

You Might Also Like

4 comentários

passado.