exposição guaysamin continente mestiço.

13:26

Bom, quero falar um pouquinho sobre a exposição que estou trabalhando e que foi essa na qual eu fui na vernissage. O artista é o equatoriano Guaysamin, e vou falar um pouquinho sobre ele:

Guayasamin é a figura mais representativa das artes plásticas equatorianas do século XX.  Expressionista, registrou os horrores da época em que viveu, das guerras e ditaduras latino americanas. Filho de uma família pobre e numerosa ele lutava pelas minorias, com ideais humanistas, da não violência e disseminação da paz entre os homens.
Defende ainda que a mestiçagem promove a igualdade e aproxima os povos em defesa da homogenia cultural do colonizador, como uma resistência cultural latino americana. Tem muito forte nas obras essa questão social, em defesa os índios e cultural latino americanas pré-espanholas como inca, maia e asteca.

Algumas fotos da exposição:

 Aqui é série "Ira" onde ele retrata os horrores da guerra:

Em resumo é isso, a obra dele é extremamente interessante e muito forte! Estou encantada e apaixonada pela exposição. A exposição está bem grande e aqui coloquei apenas um gostinho para quem gostar do artista procurar mais. E quem for de Brasília está mais que convidado a passar no Museu Nacional e conferir a exposição.

You Might Also Like

3 comentários

  1. Adoro arte! A alma artista me encanta, rsrs, bjoss

    ResponderExcluir
  2. Muito linda! Sempre vou às exposições do Museu... ainda não pude ver essa, mas quero ir!! Fica até quando? Bjo!

    ResponderExcluir

marcadores.

passado.